Versão Principal

Esta é a nossa marca institucional. Ela é a síntese de nossa identidade e deve ser utilizada conforme as regras exemplificadas neste manual. Ela nunca deve ser alterada ou modificada. A versão completa tem a escala de cores da marca.

A versão em escala de cores do verde para o branco é a versão indicada para a maioria das aplicações do logo do ­Grupo Vibra.

EXCEÇÃO

É possível usar a marca Grupo Vibra sem o decodificador “GRUPO” em todas as suas versões, entretanto sua aplicação deve ser avaliada caso a caso pelos responsáveis.

Versões restritas
p/b positivas E 1 COR

A versão monocromática P/B positiva segue os mesmos padrões de aplicação da versão principal da marca e deve ter sua aplicação avaliada caso a caso. Ao lado, estão as versões da marca Grupo Vibra em escala de cinza e em linhas P/B e 1 cor.

Escala de Cinza

Linhas P/B

Linhas 1 Cor

Versões restritas negativas

A versão da marca Grupo Vibra em negativo também segue a orientação
de aplicação da versão principal.

Escala de Cinza

Linhas

Abaixo estão representadas as versões da marca em negativo na versão colorida e as versões em preto e branco tanto em escala de cinza quanto em linhas.

CMYK em negativo

Versão principal com
decodificador em negativo

Versões restritas
de redução

Em alguns casos de extrema redução, a marca do Grupo Vibra pode ser prejudicada devido à variedade de linhas no seu desenho. Para esses casos, existe a versão restrita de redução, apresentada abaixo na versão color e ao lado nas versões P/B e negativa. Como mostra o exemplo de aplicação no lápis abaixo, a marca do Grupo Vibra tem melhor destaque quando aplicada dessa forma. Nesses casos seu uso deve ser sempre analisado com o responsável pela aplicação da marca.

Também é possível usar a marca Grupo Vibra em versão reduzida sem o decodificador “GRUPO”, mas sua aplicação deve ser avaliada caso a caso pelos responsáveis.

Nessa aplicação reduzida, a palavra GRUPO é colocada acima da palavra VIBRA, centralizada sobre as letras “V” e “I”. A largura da letra “I” serve como distância entre as duas palavras.

Redução e área
de proteção

Para manter sua legibilidade, a assinatura da marca Grupo Vibra nunca deve ser reduzida a uma largura menor que 16mm na versão principal.

Para a versão de redução, o tamanho não pode ser menor que 10mm. É indicado, sempre que possível, testar cada impressão da marca em tamanho reduzido, uma vez que cada tipo de impressão pode exigir um outro tipo de limite técnico.

16mm

10mm



Abaixo estão aplicadas as regras de proteção. Para garantir a integridade da marca, nenhum elemento de layout deve invadir a área de proteção, representada à direita pelas áreas assinaladas em bege. Essa área é calculada pela altura das letras “VIBRA” do logotipo e valem as mesmas medidas tanto para a versão principal quanto para a versão de redução.

VERSÃO PRINCIPAL

VERSÃO DE REDUÇÃO

aplicações sobre
fundos coloridos

Para aplicação da marca sobre fundos coloridos, é indicado, sempre que possível, manter a forma principal da marca na cor verde. Não sendo possível essa aplicação, é indicado aplicar a marca nas versões em linhas, sempre avaliando o melhor contraste entre forma e fundo.



Fundo verde: pode ser aplicada tanto as versões em escala de cor quanto a versão em linha, variando de acordo com a melhor legibilidade e contraste entre forma e fundo.




Para aplicação da marca em fundos claros, é indicado utilizar, preferencialmente, a versão principal da marca. Já em fundos mais escuros, o ideal é manter a versão em linhas ou em negativo.



aplicações sobre
fundos fotográficos

Para aplicação da marca sobre fundos fotográficos, é indicado sempre a versão principal, avaliando sua legibilidade em contraste com o fundo. Caso não seja possível, então, deve-se utilizar a versão em negativo da marca.